Cateter Venoso Central (CVC) é usado para administrar medicamentos direto na corrente sanguínea do paciente, por via intravenosa. No tratamento do câncer, muitas vezes os medicamentos são administrados com frequência nas veias dos pacientes e para evitar a punção repetida de agulhas nos braços ou mãos, que pode causar o estouro das veias ou desgaste, colocar um CVC é um procedimento bastante vantajoso para o paciente se tiver os devidos cuidados de manipulação e higiene.
No entanto, como o cateter pode sofrer repetidas injeções de líquidos medicamentosos, muitas vezes ocorre formação de coágulos ou tromboses venosas por vazamento de medicamentos.
Para desobstrução do cateter, deve-se fazer regularmente a heparinização de cateter, que consiste na aplicação de uma solução anticoagulante de SF 0,9% e heparina nos acessos venosos. O uso da heparina prolonga o tempo de permeabilidade para administração de mais medicamentos e atua na redução do risco de formação de coágulos nas veias do paciente.