Quimioterapia

O que é quimioterapia?

A quimioterapia é um tratamento bastante conhecido e utilizado para o tratamento de diversos tipos de cânceres. A quimioterapia consiste na infusão de medicamentos oncológicos na corrente sanguínea, que irá distribuir a medicação por todo o corpo do paciente, levando as substâncias responsáveis por combater o aumento das células cancerígenas até as células cancerosas, evitando e contendo o avanço dos tumores.

Dependendo do tipo de tumor, é realizada apenas a quimioterapia, em outros casos, ela é aplicada juntamente com a radioterapia e até procedimentos cirúrgicos, caso necessário.

Como é feita a quimioterapia?

Substâncias quimioterápicas que combatem as células cancerígenas podem ser introduzidas via intravenosa, por via oral, subcutânea ou intramuscular.

As substâncias serão administradas de acordo com a avaliação médica e poderá ser composta por um ou mais quimioterápicos, levando de uma a diversas horas, conforme a necessidade, de acordo com cada tipo de tumor identificado.

O Instituto do Câncer Brasil realiza esse procedimento em suas clínicas, de forma a permitir um atendimento personalizado e humanizado.

Que tipos de efeitos colaterais pode ter a quimioterapia?

Alguns efeitos indesejáveis podem acontecer já que a quimioterapia também ataca células saudáveis do corpo. Os mais comuns são: queda de cabelo, dores, vômitos, náuseas, mucosite (ferida na boca), diarreia, fadiga, dores, anemia, mudança de cor da pele e unhas, mudanças de apetite, constipação, entre outros.